sábado, 18 de setembro de 2010

Posto de 1ºs socorros na Catedral de Santiago

A convite do Hospitalário da Assembleia Espanhola da Soberana Ordem de Malta, S.E. o Senhor D. Vicente Salgado e Villegas, e com a imediata envolvência e empenho de S.E. o Presidente da Assembleia Portuguesa - Dr. D. Augusto Bettencourt de Athayde - Conde de Albuquerque e do nosso Hospitalário, S.E. o Senhor Augusto Pinto Osório, o Corpo de Voluntários concretizaria, assim, mais esta missão internacional, assegurando a sua presença, durante 8 dias no Posto de 1ºs Socorros da Ordem de Malta, situado na Catedral de Santiago de Compostela.
De realçar o fundamental papel e inexcedível apoio e gentileza do Delegado da Ordem de Malta na Galiza, S.E. o Senhor D. Carlos Torres Bescansa, que,incansávelmente, foi presença constante no posto, do qual é primeiro responsável e dinamizador, diáriamente, desde Maio deste ano.
O trabalho iniciou-se no dia 4, sábado, com a presença do Hospitalário Português acompanhado de 2 enfermeiras, 1 médico e dois socorristas, prolongando-se até ao final do sábado seguinte, dia 11 de Setembro.

Durante esse período foram efectuados cerca de 45 tratamentos e assistências a peregrinos e participantes nas Missas realizadas na Catedral, dos quais 3 tiveram de ser encaminhados ao Hospital Central de Santiago, com a estreita colaboração com o serviços de urgência espanhol 061.
Com uma afluência diária de milhares de peregrinos, diáriamente apareciam casos de doença súbita ou necessidade de apoio médico ou de enfermagem, que o CVOM soube sempre resolver e encaminhar.
Do abnegado trabalho e competência dos Voluntários,técnicos de saúde e socorristas, permite destacar-se o contínuo trabalho da Ex.ma Senhora Enfª Dª Maria Luisa Archer de Carvalho.
Tivemos a honra de ser visitados por S.A. o Infante D. Miguel de Bragança - Duque de Viseu que, gentilmente, posou com a equipa do CVOM e Sr. D. Carlos Torres para a foto que regista a presença em Santiago de Compostela neste ano Jacobeu.

No final todos nos concratulamos com o sucesso de mais esta missão do CVOM, agradecendo o empenho e entrega de todos os voluntários envolvidos.








quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela - Caminho Português

O Corpo de Voluntários da Ordem de Malta (CVOM) prestou assistência aos peregrinos que participaram na XI peregrinação da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS), neste ano Jacobeu.


Foram 96 peregrinos que, saídos de Ponte de Lima no dia 4 de Setembro, chegaram a Compostela no dia 9, passados 5 dias e noites ao longo do caminho Português.



O CVOM representado por 19 voluntários e 2 veículos de logística/manutenção, prestaram, mais uma vez, os necessários cuidados de assistência médica e espiritual aos peregrinos, acompanhando-os ao longo de todo o percurso e preparando as refeições para o grupo.

A celebração litúrgica própria ficou a cargo do Rev. Padre João Pedro Bizarro que, dedicada e continuadamente, acompanha o CVOM nas suas acções de assistência aos peregrinos e a quem deixamos o nosso reconhecimento.


A peregrinação decorreu com normalidade e houve apenas a necessidade de conduzir um dos peregrinos ao Hospital de Vigo para assistência médica mais completa.



Um dos muitos casais peregrinos - Dª Clarisse e Dr. Armando, provindo da Austrália, foi registando, fotograficamente, vários momentos interessantes e que oportunamente publicaremos, solicitando-lhes o envio das mesmas armando-clarice@bigpond.com.


A chegada a Santiago, como sempre, foi radiante e depois de assistirem á missa na Catedral, terminada com o célebre "bota fumeiro", os elementos do CVOM por gentil convite da AACPS, terminaram com um almoço de são convívio que serviu para retemperar forças.





De realçar o grande empenho e dedicação de todos os voluntários presentes, onde, mais uma vez, se destaca a enorme capacidade de trabalho e dedicação da coordenadora do CVOM - Ex.ma Senhora Dª Maria José Vilas Boas.


Da parte da AACPS e, igualmente da Ordem de Malta, salienta-se a presença e participação activa e dedicada do Ex.mo Senhor Engº João Abreu de Lima, um dos impulsionadores,grande entusiasta e conhecedor do Caminho Português.