Pelo 35º ano consecutivo, o CVOM prestou assistência médica e espiritual, ao longo das estradas, aos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima.
Este ano, á semelhança do anterior, além dos postos de assistência a Norte de Fátima (Águeda, Santa Luzia, Condeixa, Barracão, Caranguejeira e Santa Catarina) teve também postos de assistência aos peregrinos de Sul (Montemor, Coruche, Lavre, Alcanhões e Pernes).
Envolveu cerca de 150 voluntários por dia, entre pessoal de manutenção, enfermagem, médicos e socorristas, tendo também diáriamente a presença de um Sacerdote que proporcionou o necessário suporte espiritual e celebrou a Eucarístia nos Postos.
Este ano foram efectuados tratamentos a 3.327 peregrinos duran
te os 6 dias de duração da campanha de assistência (6 a 12 de Maio).
Foi necessário evacuar 3 peregrinos, com a valiosa colaboração dos Bombeiros Voluntários da Vila das Aves - que há muitos anos nos acompanham, para tratamento hospitalar e forneceram-se cerca de 500 refeições.
Com a preciosa colaboração do Exército Português (Escola Prática de Serviços de Póvoa do Varzim, Brigada de Intervenção de Coimbra e Brigada de Reacção Rápida de Leiria), que destacou 3 unidades com um total de 26 Militares, 6 viaturas pesadas e 3 ligeiras, acomodaram-se e dormiram cerca de 750 peregrinos nos Postos de assistência.
Apesar de todas as dificuldades na pre
paração desta Campanha de Assistência, devido a roubo de muito material indispensável nos dias que a antecederam, a boa vontade, generosidade e abnegação dos Voluntários e das Instituições e Pessoas que nos ajudaram, permitiram concretizar mais esta importante acção de assistência, mantendo vivo o espírito e lema multi secular da Ordem Soberana e Militar de S. João de Jerusalém - Ordem de Malta, a que pertencemos.
A nossa Boa Mãe nos protegeu e guiou permitindo que ajudásemos milhares de irmãos a chegar até Ela.