No caminho de preparação do Tempo Pascal, a Quaresma reveste-se de uma importância crucial, como tempo de preparação, escuta da palavra de Deus e propósito da sua aplicação.
Este ano S.S. o Papa Bento XVI apela á necessidade de escuta dos irmão mais necessitados e á necessária prática da Caridade na sua mais concreta expressão: o olhar atento e a ajuda directa em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo e para Seu louvor.
Ajustam-se estes propósitos, perfeitamente, á acção de Voluntariado que o Corpo de Voluntários da Ordem de Malta promove e desenvolve: ajudar os mais necessitados em especial os pobre e os doentes. Neles vemos o Senhor, neles concretizamos o Amor Cristão, muitas vezes sob formas tão simples e humildes, o lavar dos pés dos peregrinos, o acalentar um sorriso no meio da dificuldade, a visita ao idoso que não tem com quem falar e ao prisioneiro que se encontra privado de liberdade...
A Quaresma deve ser para nós um meio de aperfeiçoamento nestes propósitos que nos guiam no Caminho do Senhor para a sua Páscoa - a libertação do que nos prende aos bens perecíveis e terrenos.A meditação da Via Sacra permitir-nos-á perceber e ver o sofrimento, o caminho que Jesus nos mostra para, através de um espírito de sacrifício e fortaleza conseguir-mos, cada vez mais, nos aproximarmos d' Ele.