sábado, 29 de junho de 2013

Participação na Comemoração dos 900 anos da fundação da Ordem de Malta - Lisboa

 
No passado dia 23 de Junho, um grupo do CVOM constituído por voluntários vindos do Porto, de Coruche, Lisboa e outros locais, participou nas cerimónias comemorativas dos 900 anos da fundação da Ordem de Malta pela Bula " Pie Postulatio Voluntatis" concedida pelo Papa Pasqual II em 1113.
 
Na parte da manhã, o grupo assistiu á Missa Solene celebrada na igreja de S. Roque e presidida por S.E. Reverendíssima o Senhor Bispo de Portalegre  D. Antonino , Capelão Chefe e Grã Cruz Conventual da Ordem de Malta, sendo abrilhantada por um magnifico grupo coral e de uma representação do Exército Português.
 
 
Chefiou a delegação da Ordem, o seu Presidente o Senhor Conde de Albuquerque, estando presente todo o restante Conselho, com especial relevância para S.E. o Senhor Dom Ruy de Villas Boas - Cavaleiro Professo da Ordem, o Hospitalário - Sr. Augusto Pinto Osório  e antigos os Hospitalários: Sr. Dr. João Rebello de Carvalho e Sr. Coronel António Feijó de Andrade Gomes - agora Embaixador da Ordem na Guiné, o Senhor Embaixador da Ordem em Portugal e o Senhor Embaixador da República de Malta em Portugal e outros altos dignitários da Ordem e do Governo da República Portuguesa.
 

 

O senhor Conde de Albuquerque concedeu uma entrevista á TVI onde abordou esta efemérida da Orde e a Sr.a Enfª Maria José Vilas Boas teve também ocasião de dar uma pequena entrevista para a RTP, onde falou da ação do Corpo de Voluntários.
 
 
Seguiu-se um almoço convívio num restaurante da zona.
Da parte da tarde houve um magnífico concerto de música sacra na igreja de Nossa Senhora do Loreto (igreja dos Italianos) com a Orquestra da GNR e vários cantores líricos de excelente qualidade, onde os voluntários tiveram ocasião de ajudar a organizar o espaço e recepção dos convidados, e assistiram a esta parte cultural da
comemoração.









1ª Assistência aos Peregrinos de Nossa Senhora da Lapa

No passado dia 10 e Junho, uma das datas maiores para as peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa (Sernancelhe),o Corpo de Voluntários esteve, pela primeira vez, presente "no terreno" para prestar assistência aos peregrinos.
Esta Peregrinação Mariana com tradição de mais de 500 anos, é uma das mais importantes da Beira e muito participada por peregrinos vindos de toda a região pelos caminhos da serra e vindos de todo o País em automóvel e autocarros.
Em estreita coordenação com os Serviços do Santuário, o grupo de voluntários teve uma excelente receção e apoio do Magnífico Reitor Reverendo P.e José Amorim e Irmã Lídia, a quem desde já agradecemos, não podendo deixar de relevar o importante apoio da coordenadora cultural e turística do Santuário - Dr.a Dulce Nunes, que cederam uma enfermaria e local para montagem do posto, muito próximo da igreja de Nossa Senhora da Lapa.
No dia 10 de manhã foram assistidos 12 peregrinos, que apresentava mazelas nos pés e parte muscular.
Nesta acção de assistência, participou e chefiou os trabalhos de Enfermagem a Sra. Enfª Maria José Vilas Boas adjuvada por uma equipa vinda do Porto, onde se integraram os voluntários do núcleo de Vila Cova a Coelheira, tendo estado presente o Rev. Pe Frei Pedro - OFM, assistente espiritual deste grupo do CVOM.
Além da assistência, os voluntários participaram na Solene Procissão e Eucaristia presidida por Sua Excelência Reverendíssima o Senhor D. António Couto - Bispo de Lamego.
Foi o retomar de uma presença que se pretende novamente frequente no apoio e assistência a esta centenária peregrinação Mariana, onde também se incluem os Caminhos de Santiago, na senda da antiquíssima presença da Ordem de Malta neste local, sempre com vista ao apoio e proteção dos seus peregrinos.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Participação no Banco Alimentar

 Mais uma vez o CVOM participou na campanha da recolha de alimentos para o Banco Alimentar.
No Pingo Doce Plus da EXPONOR recolheram-se quase 2 toneladas de alimentos para o Banco Alimentar.
Durante os dois dias da actividade (28 e 29 de Maio) foram vários voluntários envolvidos nesta acção humanitária que tem servido para garantir o apoio a muitas famílias carenciadas.
 O espírito da Ordem está bem presente no auxílio aos necessitados e a angariação de alimentos constitui uma acção base que contribui para aliviar o sofrimento causado pela falta de alimento nas mesas de tantos irmãos afectados pela falta de emprego, pela doença, pela pobreza extrema que os impede de ter o básico para sobreviverem.
Obrigado a todos os que contribuíram dando, muitas vezes, o que lhes faz falta.

sábado, 8 de junho de 2013

Regresso do Corpo de Voluntários aos Caminhos de Santiago

O Corpo de Voluntários da Ordem de Malta iniciou a assistência aos peregrinos dos Caminhos de Santiago, nos dias 1 e 2 de Junho, em colaboração com o Albergues de S. Pedro de Rates (perto de Barcelos) numa importante zona do Caminho onde se juntam os caminhos do interior e do litoral português.
Nesse fim de semana foram já assistidos 6 peregrinos.
Durante os fins de semana, manter-se-á uma equipa de voluntários no albergue, possibilitando a assistência aos peregrinos que pernoitam no albergue ou que passam no caminho.
Este projecto visa a o regresso e assistência permanente do CVOM aos peregrinos de Santiago, ao longo do ano e com especial incidência nas épocas com mais peregrinos. 
No passado, durante mais de dez anos, o CVOM apoiou e assistiu os peregrinos de Santiago em colaboração com a a Associação dos Caminhos Portugueses de Santiago.