quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Natal na Comenda de Vila Cova - acção do núcleo local

Hoje dia de Natal de Nosso Senhor, o Núcleo de Vila Cova a Coelheira  do CVOM (Vila Nova de Paiva - Viseu) em colaboração com o Reverendo Pároco Silva Mendes, decidiram levar a Imagem do Deus Menino aos mais necessitados da sua visita e que não puderam assistir á Santa Missa.
Assim, no início da tarde e apesar do frio e chuva gelada que se fazia sentir, o grupo saiu da igreja paroquial com a imagem do Deus Menino e dirigiram-se ao Lar de Terceira Idade da Cruz de Malta.
Naquele Lar, após breves palavras do presidente do CVOM que também esteve presente, falou o Rev. Pe Silva Mendes levando uma palavra de carinho e amizade a todos os presentes.
Depois,  além de entoarem um cântico de Natal para os cerca de 40 idosos e doentes, os voluntários deram a beijar a Imagem do Menino Jesus a cada um deles.
Foi um momento de alegria para todos, pois a visita especial que tiveram do Menino Jesus permitiu que assim fizessem esse gesto de adoração que de outra forma não poderiam concretizar.
Depois, o grupo partiu pela povoação, em direcção á casa de doentes e idosos que não puderam assistir á Missa.
Foram mais momentos de alegria e verdadeira união, com os que mais precisam, que o Deus Menino nos proporcionou a todos os que tivemos o privilégio de O poder levar a quem d'Ele necessita.
O CVOM agradece muito a presença e palavras do Rev. Pe Silva Mendes que se privou do calor do Lar para acompanhar os voluntários nesta acção de Natal.
  


Missa de Natal no Porto

No passado dia 20 de Dezembro na igreja de São Martinho de Aldoar, que foi pertença da Ordem de Malta, foi celebrada a Santa Missa de Natal.
Presidida pelo Senhor Cónego Amadeu Ferreira da Silva - Capelão da Sé Catedral - em representação do Administrador Apostólico da Diocese D. Pio Alves de Sousa, a Eucaristia teve participação muito significativa de Cavaleiros, Damas e Voluntários, contando com  presença de S.E. o Presidente da Assembleia - Conde de Albuquerque e S.E. o Embaixador da Ordem em Portugal - Senhor Dr. Miguel de Polignac.
A Santa Missa foi animada com canto gregoriano interpretado pelo voluntário do CVOM Richard Bradley, bem como por um grupo de jovens de Lisboa e Porto.
Seguiu-se o jantar de Natal, cujos fundos obtidos serão oferecidos ás "Irmãzinhas dos Pobres", Instituição do Porto, onde membros e voluntários da Ordem desenvolvem trabalho de assistência,  com vista á reparação do sistema de aquecimento do Lar.
 



 

Banco Alimentar em Terras da Comenda de Vila Cova


Também nos passados dias 29 e 30 de Novembro se levou a cabo a recolha de alimentos para o Banco Alimentar de Viseu, desta vez no concelho de Vila Nova de Paiva.
O núcleo do CVOM de Vila Cova participou activamente na recolha feita na sede de concelho e nas freguesias de Touro, Vila Cova á Coelheira e Queiriga, cumprindo assim um dos objectivos que se propõe que é a ajuda aos mais pobres.

Foram envolvidos 12 voluntários deste núcleo na campanha, associando-se a outros tantos voluntários do Banco Alimentar.

Nestes tempos difíceis prevaleceu o espírito de solidariedade, generosidade, de partilha e caritativo que é apanágio destas gentes beirãs.

Fazer parte desta iniciativa é uma forma de dizer que nos importamos, que nos preocupamos com os outros. Ser voluntário é isto: é dar sem condicionalismos.

Em dois dias de campanha foram recolhidas algumas centenas de kilos de alimentos que serão entregues ás Instituições para serem distribuídos pelos mais carenciados.

 

 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Colaboração com o Banco Alimentar na recolha de 30/11 e 01/12


Mais uma vez estivemos na campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar, sendo a  participação do CVOM coordenada pelo Sr. Mário Guedes.
Presentes no Pingo Doce da Exponor no Porto e em Vila Cova a Coelheira (Viseu), foram recolhidas cerca de 2 toneladas de alimentos depois transportados ao Armazém do Banco Alimentar.
Presentes muitos voluntários do CVOM que assim se aliaram a esta grande iniciativa que permite aliviar algumas das necessidades dos mais desfavorecidos, contribuindo para a concretização do "Obsequium Pauperum" que nos guia.