sábado, 31 de maio de 2014

Encontro entre o responsável pelas Obras Hospitalárias Portuguesas e o Presidente do INEM em Fátima

No passado dia 12 de Maio, em plena campanha de assistência aos peregrinos de Nossa Senhora de Fátima, o Ex.mos Senhores Hospitalário Augusto Pinto Osório seu Assessor Ten. Cor. João Alvelos, o ex Hospitalário e Embaixador da Ordem de Malta na Guiné - Cor. Feijó de Andrade Gomes e outros Voluntários, encontraram-se com o Ex.mo Senhor Presidente do INEM – Major Médico Dr. Paulo Amado de Campos.
Este encontro permitiu a troca de impressões e reforço de colaboração entre Instituições que já vêm cooperando há dois anos na formação técnica de pessoal com o curso de “Técnicas Básicas de Emergência” que o INEM tem ministrado aos voluntários do CVOM, tendo já sido formados mais de 70 voluntários, que assim ficam dotados de conhecimentos que lhe permitem um melhor desempenho nas suas actividades de assistência ao próximo.
De realçar que o INEM monta um importante dispositivo de apoio e tratamento médico aos peregrinos em Fátima, enquanto o CVOM o faz ao longo das estradas que os lá conduzem.

Participação do CVOM na 56ª Peregrinação Internacional da Ordem de Malta a Lourdes - Maio 2014

Mais uma vez o Corpo de Voluntários da Ordem de Malta participou entre os dias 2 e 6 de Maio, na Peregrinação Internacional da Ordem da Malta, integrando e participando nos trabalhos da Equipa Italiana.
A deslocação da equipa de voluntários fez-se com o patrocínio da OPWAY a quem muito agradecemos a cedência da carrinha de transporte.
Sendo uma longa viagem de ida e volta, também ela serve de preparação para se enfrentar o trabalho que surgirá a seguir.
O trabalho desenvolvido em Lourdes focou-se no tratamento e apoio aos doentes, no Hospital Italiano, com os cuidados de enfermagem e transporte, bem como participação nas principais actividades religiosas.
Foi mais uma jornada Internacional onde o CVOM pode obter experiência de trabalho voluntário numa escala diferente e mais
 desenvolvida, permitindo adquiri o “Know How” tão necessário para o sucesso das nossas actividades de ajuda ao próximo.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Postos de Assistência aos Peregrinos de Nossa Senhora de Fátima 2014

 
Em articulação com o Santuário de Fátima por intermédio do movimento coordenador da assistência aos peregrinos - Movimento Mensagem de Fátima - este ano o Corpo de Voluntários da Ordem de Malta, desenvolve a assistência aos peregrinos ao longo das estradas que, a Norte e a Sul, conduzem ao Santuário de Nossa Senhora, na Cova da Iria.
Iniciam o seu trabalho a 4 de Maio até 12 de Maio nas seguintes localizações e períodos:


Norte de Fátima:

6 e 7 de Maio: Águeda, com posto de rectaguarda a 8: assistência espiritual, médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

6 a 8 de Maio: Santa Luzia (Barcouços) , com posto de rectaguarda a 9: assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária, médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

8 a 9 de Maio: Condeixa, com posto de rectaguarda a 10: assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

9 a 11 de Maio: Barracão, com posto de retaguarda a 12: assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

9 a 11 de Maio: Caranguejeira: assistência médica e de enfermagem;

10 a 12 de Maio: Santa Catarina da Serra: assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

 

 
Noroeste de Fátima:


7 a 9 de Maio:
 
Viseu:  (distribuição de água e alimento ligeiro e informação de assistência do CVOM)
 
 

Sabugosa (Tondela): assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;


Sul de Fátima:

  4 de Maio: Grândola: assistência médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

7 de Maio: Montemor-o-Novo e sub postos de Ciborro – S. Pedro da Gafanhoeira:assistência médica e de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;
 

8 de Maio: Lavre – Coruche; Mora – Brotas (Lavre):assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;


9 de Maio: Azambuja - Coruche - Almeirim - Pernes  Lamarosa (Coruche): assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;

10 de Maio:       Azambuja - Almeirim - Alcanhões - Pernes: assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;
  

11 de Maio: Alcanhões - Pernes - Alcanena      Riachos - Torres Novas (Alcanhões): assistência espiritual com presença de um Sacerdote e celebração Eucarística diária; assistência de enfermagem; local para descanso e dormida de peregrinos;


 
Informações adicionais: geral@cvom.info

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Encontro Nacional do CVOM - 25 de Abril Fátima - National Meeting of Portuguese Volunteer Corps

O encontro decorreu no dia 25 de Abril, em Fátima.
Vieram voluntários do Norte, do Centro e Sul de Portugal.
Orientados pelo Rev. Pe Ricardo Lameira - Capelão Magistral da Ordem de Malta, iniciou-se o encontro com a Via Sacra, nos Valinhos, em cada estação foi feita uma reflexão com base em textos e reflexões de S.S. o Papa Francisco.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Seguiu-se um almoço conjunto partilhado, onde se pôde desenvolver o convívio entre todos e partilhar os farnéis, no Centro catequético de Fátima.
A seguir ao almoço, foram feitas 2 apresentações de projectos de apoio humanitário da  Ordem de Malta e dos Bombeiros Cruz de Malta, antiga Instituição fundada por Cavaleiros da Ordem e que ultimamente está em processo de recuperação e reabilitação depois de muitos anos de abandono.
 
A Senhora Dona Alexandra de Cadaval apresentou o projecto de luta contra a lepra que a Ordem de Malta, por intermédio da sua Embaixada em Moçambique, se encontra a desenvolver e quer aumentar no próximo ano 2015, pedindo a colaboração do CVOM num próximo peditório Nacional.
Trata-se de uma trabalho notável de cuidado aos que mais precisam e mais abandonados e marginalizados se encontram naquele território e em especial na Zambézia, onde não há mais nenhuma organização a tratar deste assunto.
Em seguida, o Senhor Tenente Coronel Alvelos apresentou um ponto de situação sobre os Bombeiros Cruz de Malta, que foram fundados com base no espírito da Ordem e por Cavaleiros da mesma. Depois de anos de glória, a Instituição andou por caminhos desajustados encontrando-se em risco de desaparecer. Desde Novembro do ano passado que este membro da Ordem preside á Instituição em conjunto com outros Cavaleiros da Ordem de Malta e estão a enveredar por um caminho de reabilitação da Instituição imprimindo-lhe o velho espírito em que foi criada. Pediu o apoio do CVOM para este projecto irmão e que visa a ajuda ao próximo no mesmo Carisma.
 
O presidente do CVOM fez também uma apresentação das acções em curso a nível Nacional, com a preparação da campanha de assistência aos peregrinos em Maio, o retorno á assistência aos peregrinos de Santiago no Albergue de S. Pedro de Rates, o apoio e transporte de doentes para a Eucaristia no Hospital de S. João, e outros projectos em preparação.
Encerrou as apresentações,  o Hospitalário da Assembleia Portuguesa - Ex.mo Senhor Augusto Pinto Osório, que falou nas obras hospitalárias em Portugal e seu desenvolvimento e projecção no âmbito do apoio aos desfavorecidos e abandonados pela sociedade.
Esteve presente e coordenou a vinda dos voluntários a Ex.ma Senhora Enfª Dona Maria José Vilas Boas.
Em seguida o grupo dirigiu-se ao Santuário onde rezou o Rosário em frente á Capelinha das Aparições, aos Pés da Virgem Nossa Senhora.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O encontro terminou com a celebração da Eucaristia pelo Rev. Pe Ricardo Lameira, na Capela do Centro Catequético de Fátima, a quem agradecemos o acolhimento e colaboração.