Em resposta ao pedido de Sua Santidade o Papa Francisco, replicado e difundido pelo Grande Hospitalário da Ordem Soberana e Militar de Malta, o Corpo de Voluntários em conjunto com o grupo de voluntários "Anjos Amigos" promoveu uma visita aos amigos que vivem nas ruas do Porto.
O lema da Ordem "Tuitio Fidei et Obsequium Pauperum" consubstancia-se assim em acção concreta, na presença junto dos que a sociedade marginaliza e finge não existirem, nos que ninguém fala ou "perde tempo" com eles, nos que fazem da Rua a sua casa e dos jornais os seus cobertores, dos que têm a noite, o frio e a solidão como companheiros.
É muito duro para eles, mas também é difícil aceitar que eles existem, aceita-los e vê-los como iguais e estender-lhes a mão com afecto.
É na partilha do pouco que se vê o muito que Deus nos ama e é com gestos simples e palavras amigas que se temperam os pequenos presentes que lhes levamos nesta noite em que se comemora o "Dia Mundial dos Pobres".
Fomos para as Ruas do Porto e lá O encontramos.
A Ordem de Malta sempre os considerou como seus Senhores numa expressão visível de Deus.
São eles, nossos Senhores os Pobres, que nos aquecem o coração e nos relembram a beleza de ser humanos, criados e semelhantes ao nosso Pai quando, sem nada dizer, aceitam e fazem transbordar o Amor que todos temos para dar.
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)