quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela - Caminho Português

O Corpo de Voluntários da Ordem de Malta (CVOM) prestou assistência aos peregrinos que participaram na XI peregrinação da Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago (AACPS), neste ano Jacobeu.


Foram 96 peregrinos que, saídos de Ponte de Lima no dia 4 de Setembro, chegaram a Compostela no dia 9, passados 5 dias e noites ao longo do caminho Português.



O CVOM representado por 19 voluntários e 2 veículos de logística/manutenção, prestaram, mais uma vez, os necessários cuidados de assistência médica e espiritual aos peregrinos, acompanhando-os ao longo de todo o percurso e preparando as refeições para o grupo.

A celebração litúrgica própria ficou a cargo do Rev. Padre João Pedro Bizarro que, dedicada e continuadamente, acompanha o CVOM nas suas acções de assistência aos peregrinos e a quem deixamos o nosso reconhecimento.


A peregrinação decorreu com normalidade e houve apenas a necessidade de conduzir um dos peregrinos ao Hospital de Vigo para assistência médica mais completa.



Um dos muitos casais peregrinos - Dª Clarisse e Dr. Armando, provindo da Austrália, foi registando, fotograficamente, vários momentos interessantes e que oportunamente publicaremos, solicitando-lhes o envio das mesmas armando-clarice@bigpond.com.


A chegada a Santiago, como sempre, foi radiante e depois de assistirem á missa na Catedral, terminada com o célebre "bota fumeiro", os elementos do CVOM por gentil convite da AACPS, terminaram com um almoço de são convívio que serviu para retemperar forças.





De realçar o grande empenho e dedicação de todos os voluntários presentes, onde, mais uma vez, se destaca a enorme capacidade de trabalho e dedicação da coordenadora do CVOM - Ex.ma Senhora Dª Maria José Vilas Boas.


Da parte da AACPS e, igualmente da Ordem de Malta, salienta-se a presença e participação activa e dedicada do Ex.mo Senhor Engº João Abreu de Lima, um dos impulsionadores,grande entusiasta e conhecedor do Caminho Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário