domingo, 20 de outubro de 2019

A Obra Social Menino Deus e sua ligação com as Obras Hospitalárias da Assembleia Portuguesa

Os primeiros contactos entre a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem Soberana e Militar de Malta (ACPOSMM) e o Centro Social Menino Deus tiveram início da década de 80 do século vinte. 
O objectivo, até 2007, foi levar o máximo de alegria aos idosos do centro de dia, uma vez por mês ao sábado à tarde. 
A partir de 2012, a ACPOSMM, tendo celebrado um acordo com o Banco Alimentar, tornou-se intermediária entre ambas as Instituições, assegurando o transporte dos alimentos doados semanalmente. 
A acção mantém-se até hoje, ao cuidado da voluntária Dona Mariana Fiúza da Silveira. 
Desde Maio 2019, as Obras Hospitalárias designaram a Dama Dra. Joana Luisa Nigra de Castro e Sousa de Noronha - DGD e assessora do Conselho, como Coordenadora desta assistência para, em conjunto com a mesma voluntária, desenvolver uma acção de apoio mais extenso na Obra Jardim de Infância do Centro Social Menino Deus. 
Esta é  uma escola católica, coordenada pelas Irmãs de São José de Cluny, desde 1945, a pedido do então Cardeal Cerejeira,  tendo, inicialmente, funcionado como lar de raparigas e casa de acolhimento para Irmãs doentes. 
A sua pedagogia de base fundamenta-se nos conceitos da Madre Ana Maria Javouhey, que nasceu em dia 10 Novembro, no ano da revolução Francesa, e que, após os seus 19 anos, se consagrou por completo a servir os pobres e educar as crianças. 
O lema essencial da obra é o amor ao próximo: "estando em toda a parte onde há bem a fazer e dor a aliviar". 
Esta pedagogia assenta, simultaneamente, na transmissão de afectos e na preparação para um futuro individual na sociedade. 
Em resumo, pretende-se o desenvolvimento integral da pessoa humana em toda a sua dignidade e a realização das suas potencialidades. 
Em Lisboa, a Obra está localizada muito perto da Igreja de Santa Luzia, sede da Ordem de Malta, na Calçada do Menino Deus, 27 e pertence à freguesia de Santa Maria Maior (que envolve 12 antigas freguesias), onde existe grande diversidade étnica. 
É responsável a Irmã Idalina Bernardo. O espaço é um antigo convento da Ordem Terceira de São Francisco e serviu de Hospital com várias valências, como apoio aos sem abrigo, tendo sido construído entre 1738-1751. Foi considerado o maior, e de mais perfeito traçado, hospital da Ordem Terceira em Lisboa.

O jardim de infância (3-6 anos) e o Centro de Dia de Idoso foram criados em 1971. 
Em 2006 criou-se um ATL (6-9 anos). Em 2007 o Centro de dia do Idoso foi encerrado. Em 2014, foi fechado o ATL e deu-se início à obra da creche (1-2 anos). 
Neste momento, trata-se de uma IPSS, com cerca de 125 crianças, creche e jardim-de-infância (1 - 6 anos, provenientes de 12 países, com famílias não funcionais em geral e de nível socioeconómico bastante baixo). Horário: das 8:00 às 18:30 e encerramento para férias em Agosto e nos feriados. 
A obra desenvolve um papel muito importante na formação integral da criança, dando as ferramentas necessárias para que elas se tornem adultos sãos e possam contribuir para um mundo melhor.
O tema central para 2018/2021 é: "Uma Escola, Mil Vivências". 
A ACPOSMM está a preparar uma colaboração com vivências únicas ao longo deste ano.
Já promovemos  pintura de uma parede com 20 metros do parque infantil do pré-escolar, com a ajuda permanente da Irmã Idalina Bernardo, de funcionários e familiares das crianças do Centro Social Menino Deus e voluntários da Ordem de Malta. 
O desenho da parede foi idealizado por uma educadora da creche, em papel A4, colorido a lápis de cor e depois desenhado na parede a lápis de carvão, pela mesma educadora, que também fez parte da equipa da pintura. 
Começámos no dia 2 de Agosto e conclui-se em de 5 de Agosto. O parque tornou-se colorido, muito mais alegre e apelativo para as crianças. 
Elaboramos a candidatura PROCOOP, submetida com sucesso em 14/8/2019, para se ampliar o apoio a um maior número de crianças, de que se aguarda resultado. 
Fez-se, também, uma campanha de angariação de donativos e material escolar em espécie: revelou generosidade de muitos e deu muita alegria à equipa educativa e permitiu a oferta de Kits com material escolar para os meninos.

Temos ainda um projecto de ajuda à obra:




a) Professora de Inglês, ou alguém que domine a língua para dar iniciação. 

b) Espaço Físico: - Alterar e tornar mais seguros os parques Infantis exteriores da creche         e do pré-escolar. 
   c) Material: 2 televisões, 2 leitores DVD, projector, rádios e leitores de CDs. 

Próximas acções de voluntariado:

Outubro: 
dia 8, Sessão de cinema às com pipocas e sumos 
dia 30: Rastreio em Saúde Pré Escolar (3 Pediatras e 3 Enfermeiras) 
Novembro:

dia 15 Rastreio em Saúde Creche (2 Pediatras e 3 Enfermeiras) 
Dezembro: 
dia 16, Atelier de Natal

“O projecto é sempre um espaço de construção inacabado" e, por isso, gostaríamos de contar com a vossa ajuda ao longo do ano, e podermos consolidar uma equipa de voluntários para o garantir.


Sem comentários:

Enviar um comentário