segunda-feira, 14 de março de 2011

2ª semana da Quaresma - sugestões para cada dia


Domingo 13/03/2011

Mateus 4-11: "Respondeu-lhe Jesus: vai-te Satanás, pois está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a Ele prestarás culto."

Estes quarenta dias quaresmais, com a oração, o jejum e a solidariedade, pretendem colocar nos em diálogo com o mais profundo eu. Com Jesus, teremos que enfrentar os "demónios" que nos seduzem e dar as respostas libertadoras: sobriedade/partilha; simplicidade/modéstia; serviço, verdade e amor.

Este é o tempo de caminhar conTigo, Senhor.
De escolher a confiança e a intimidade com o Pai.
De abrir as mãos e coração ás necessidades dos irmãos.
De renunciar á vida fácil.
ConTigo a meu lado, Jesus, sei que chegarei feliz á Tua Páscoa.



2ª feira 14/01/2011

Mateus 25, 31-46: "...tive fome e deste-me de comer..."

Falamos muito, dissertamos muito sobre a Bíblia e a fé. Para Jesus tudo é mais simples:seremos avaliados pelo Amor concreto. Partilhar o pão, procurar casa e trabalho para quem não o tem, estender a mão aos doentes, sós, prisioneiros e marginalizados. Tudo o que fizermos pelos irmãos mais carenciados, Jesus considera-o feito a si.

Está na hora do meu amor se fazer acção. Agora sei que Te posso ver, Senhor, em cada pobre com fome, em cada amigo solitário, em cada coração ferido. Agora sei que Te posso levar a quem precisa. E sei que quando sirvo alguém é a Ti que sirvo.


3ª feira 15/03/2011

Mateus 6, 7-15: "...não digais muitas palavras..."



Estamos tão habituados a palavras de circunstância sobre o tempo, a telenovela, o futebol, que corremos o risco que as palavras da oração sejam do mesmo género: vazias e rotineiras.
Jesus pede-nos uma oração simples e sincera. Oração que brote do coração e transvaze para a vida.

Quero falar conTigo, Pai nosso, com palavras simples. Já aprendi que não olhas á quantidade de palavras mas á sua qualidade; á sua capacidade de se tornarem sinais do Teu amor. Ensina.me a rezar-Te com verdade.




4ª feira 16/03/2011

Lucas 11, 29-32: "Esta geração pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas."

"Se Deus me curasse..."
"Se a minha família fosse...", "se...".
Ainda não superamos muito esta mentalidade de pretender milagres, sinais, provas.
Deus não anda á procura de audiências. Tem sobretudo um sinal para nos dar, o do seu amor infinito, tornado visível na doação da vida do Seu Filho por nós. Esse é o grande sinal: Jesus que morre por nós e ressuscita.

Aumenta a minha fé em Ti, Jesus!
Faz-me reconhecer os teus apelos e a Tua presença.
Quero ver em Ti o sinal definitivo de Deus. Que a Tua morte me faça acreditar. Que a Tua ressurreição me abra a esperança.



Quinta feira 17/03/2011

Mateus 7, 7-12: " o que quiserdes que vos façam, fazei-o vós também...esta é a Lei e os profetas.


É uma regra simples: faz aos outros o bem que queres que te façam a ti. Toma a iniciativa. Sai de ti e começa a tratar os outros com amor sincero.


Tu Jesus, és a força que me faz caminhar em direcção aos outro. Tu és a esperança que nunca me deixa desanimar. Tu és o amor de onde venho e para onde vou.


Sexta feira - 18/03/2011

Mateus 6, 20-26: "...deixa a tua oferta sobre o altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão..."

Seria estranho julgar que é possível estar em conflito com os outros e em paz com Deus.
O caminho que me leva a Deus é o mesmo caminho que me faz passar pelos outros...
Não adianta perder muito tempo a falar com Deus se deixar de falar com os seus filhos.
Abertura para os outros é abertura para Deus.

És um Deus qua ama as pontes.
Tu, és amor, não nos queres isolados, Tu és comunhão, tiras-nos dos nossos egoísmos.
És um Deus que nos empurra para o perdão.
És um Deusque sempre nos sugere formas criativas de dar o primeiro passo.



Sábado 19/03/2011
São José - dia do Pai

Mateus 1, 16.18-21, 24a: "pois Ele salvará o seu povo dos seus pecados..."



O pecado é algo que se meteu debaixo do tapete.

Hoje celebramos um homem extraordinário, S. José, também ele arrumado a um canto. Um homem que foi convidado a viver uma experiência única, a ser pai, a amar uma criança frágil

Ele aceitou com a convicção que esse menino é o libertador dos nossos pecados. É o Messias que nos retira da espiral da violência e do ódio e nos leva a viver no amor e na paz.


Rezo-Te Senhor, por todos os pais do mundo. Que eles saibam dar aos seus filhos a Palavra que salva e dá sabor á vida. Que eles os saibam proteger das palavras vazias, das palavras agressivas, das palavras falsas.

Sem comentários:

Enviar um comentário