terça-feira, 8 de março de 2011

Quaresma - Sugestões para cada dia

QUARESMA 2011

Aproveitando as sugestões dadas pela folha dominical "Carmo" da igreja do Carmo de Viseu, apresentaremos para cada dia da Quaresma:






1) A citação do Evangelho do dia, acompanhada de uma frase desse texto;
2) Uma proposta para concretizar esse evangelho;
3) Uma oração;






Quarta Feira de Cinzas
Mateus , 1-6, 16-18
"Naquele tempo, Jesus, disse aos seus discípulos..."
Hoje começa a Quaresma com o convite a escutarmos a palavra de Deus. Só a Sua Palavra pode renovar a nossa vida. Para a podermos escutar precisamos de silência interior.
Para a pormos em prática precisamos de decisão. Iniciemos este tempo com estes dois propósitos: silêncio interior para escutar e decisão para a por em prática.

Senhor,
aqui estou ao começar esta Quaresma.
Quero dar-Te os meus ouvidos.
Desejo que a Tua Palavra toque o meu coração,
mude o meu rumo de vida, faça renascer a esperança e alegria.






5ª - depois das Cinzas


Lucas 9, 22-25
"...quem quiser salvar a sua vida, tem perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa, salva-la-á."

É grande e forte a tendência a construir uma vida baseada só sobre as nossas capacidades e os nossos esquemas. Perder significa reconhecer os seus limites e confiar em Jesus, aprender com Ele, segui-Lo... Se fizermos isso teremos ganho a nossa vida; saberemos de verdade o que é a felicidade.

Senhor Jesus,
A vida não vem com manual de instruções.
O meu desejo de ser feliz, mesma feliz, é grande.
Mas já tentei tantas coisas diferentes, já percorri tantos caminhos...
e nem sempre encontrei a felicidade.
Ajuda-me a correr o risco de confiar em Ti.





6ª depois das Cinzas

Mateus 9, 14-15

"... nessa altura hão-de jejuar."

Qual o significado do Jejum? Faço jejum para Jesus ser Senhor do meu corpo e dos meus sentidos; para libertar o meu coração; para partilhar o que não como, com aquele que passa mais privações...Enquanto faço jejum de alimentos aprendo a renunciar a outras coisas: violência, inveja, palavras e atitudes agressivas...

Sinto-me longe de Ti, Deus da vida e do amor.
Eu sei que s+o perto de Ti, da tua força e da Tua ternura, sou feliz;mas sinto o coração pesado; parece que não tenho forças para me decidir a mudar de vida.
Sê a minha força.




Sábado depois das Cinzas


Lucas 5, 27-32
"Jesus viu um publicano chamado Levi, sentado no posto de cobrança e disse-lhe: Segue-me"

Jesus olha para nós, onde nós estamos, nas circunstâncias em que nos encontramos e diz-nos, a cada um pessoalmente: "Segue-Me".Jesus não olha para aquilo que somos, vê aquilo em que nos podemos tornar...Não inventemos desculpas para ficar parados. Sigamos Jesus, façamos nossa a Sua vida.

Tu chamas-me, Senhor. Sempre.

Em cada momento da minha vida.

Abre o meu coração e os meus ouvidos ao Teu convite.

A onde me chamas, hoje, Senhor?






























Sem comentários:

Enviar um comentário