domingo, 13 de janeiro de 2013

Protocolo entre a Escola Superior de Enfermagem do Porto e a Ordem de Malta

No passado dia 12 de Janeiro, no Porto, a Assembleia dos Cavaleiros Portugueses da Ordem de Malta, representada por S.E. o Senhor Presidente - Dr. Dom Augusto de Athayde e o Secretário do Conselho - Ex.mo Senhor Dr. João Pedro de Campos Henriques, estabeleceu um protocolo de cooperação com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, representada pelo seu Presidente - Ex.mo Senhor Professor Paulo Parente Gonçalves.

O protocolo de cooperação visa potenciar as capacidades de intervenção científica, pedagógica, cultural e social e de rentabilizar os recursos existentes em ambas as Instituições.

Depois de uma breve apresentação da acção e ligações mútuas de cada Instituição, S.E. o Senhor Presidente - Dr. Dom Augusto de Athayde realçou a contribuição da Ordem, desde os primórdios, para o nascimento e criação da Enfermagem bem como o seu desenvolvimento e importância nas acções de assistência praticadas pela Ordem ao longo dos seus 9 séculos de existência e, por outro lado em Portugal, a contínua e proveitosa colaboração da Escola Superior de Enfermagem com o Corpo de Voluntários, por seu lado S. E. o Senhor Presidente da ESEP - Prof. Paulo Parente Gonçalves, lembrou que a Enfermagem sempre esteve ao serviço do Homem e que sempre esteve ligada á acção humanitária prestada pelas Ordens com quem ganhou relevo e importância, constituindo um campo de experiência prática importante e assinalável.

As áreas de cooperação eleitas, desde já, como de interesse comum, passíveis de cooperação são:
a) o intercâmbio de recursos humanos para acções de natureza científica e pedagógica;
b) cedência de instalações, equipamento ou outros recursos materiais.
c) apoio económico na formação de um estudante carenciado.

Saiem assim reforçados os laços de cooperação existentes entre ambas as Instituições, esperando-se frutos que são sempre importantes na concretização da missão de ajuda aos pobres, doentes e necessitados de que a Ordem de Malta fez lema e juz durantes os já 9 séculos da sua existência. 


Sem comentários:

Enviar um comentário